Notícias

Desafios da Arbitragem com a Administração Pública

2022-12-15

A chegada do Estado na seara arbitral demanda reflexões e aprofundamentos sobre essa nova sorte de interação entre público e privado. Categorias tradicionais da arbitragem, tais como processo e sentença arbitral, árbitros, relações entre arbitragem e Poder Judiciário, e entre arbitragem e ordenamento estatal, tudo ganha novas cores sob os holofotes da legalidade e da publicidade ínsitos à atuação da Administração Pública.

Esse fascículo  reúne artigos escritos por renomados doutrinadores, árbitros e advogados públicos e privados, todos experimentados em arbitragens envolvendo entes estatais, e cujo propósito maior é o aprimoramento deste instituto. As ideias vertidas nos textos, cabe registrar, são de responsabilidade dos respectivos autores e, embora muito engrandeçam os debates, nem sempre espelham os entendimentos da AGU.

Saiba mais sobre Desafios da Arbitragem com a Administração Pública

Edição Atual

v. 13 n. 02 (2022)
Publicado: 2022-12-15

Edição completa

NOTA DOS ORGANIZADORES

  • Aristhéa Totti S. Castelo Branco de Alencar, Júlia Thiebaut Sacramento, Marcelo Andrade Féres, Márcia Uggeri Maraschin, Tatiana Mesquita Nunes

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

Ver Todas as Edições

As Publicações da Escola da AGU apresentam abordagens específicas a respeito de temas atuais que requerem, por razões várias, uma análise mais detida e pormenorizada por parte da Advocacia Pública. São, em regra, quatro edições anuais destinadas à análise de temas específicos ou à publicação do resultado de cursos e eventos promovidos pela Escola da AGU, como artigos doutrinários, monografias e teses acadêmicas. O propósito da Publicação é servir como meio de divulgação, para todas as carreiras da AGU e para os demais operadores do Direito, das suas teses, temas, opiniões e inquietações, tanto teóricas quanto práticas.