Desafios e resultados das cotas raciais no ensino superior do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.24.n.03.2025.3663

Palavras-chave:

Ensino superior. Relações raciais. Brasil. Direito à educação. Lei de Cotas Raciais.

Resumo

Este estudo teve como objetivo refletir sobre a eficácia das políticas de cotas raciais na promoção da inclusão e permanência de estudantes pretos, pardos e indígenas em instituições federais de ensino superior do Paraná, em um contexto de persistente desigualdade étnico-racial. A pesquisa, de natureza mista, combinou revisão bibliográfica e análise quantitativa de dados obtidos da plataforma IBGE, Inep e dos sites institucionais, abrangendo o período de 2012 a 2022. Foram analisados os dados de ingresso de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, bem como os dados sobre a assistência estudantil extraídos dos Relatórios de Gestão 2023. Os resultados indicam um aumento no ingresso de estudantes negros, pardos e indígenas, especialmente egressos do ensino médio público. No entanto, a permanência desses estudantes ainda apresenta desafios significativos, evidenciando a necessidade de aprimorar as políticas de assistência estudantil. Conclui-se que, embora as ações afirmativas sejam fundamentais para a promoção da equidade racial, é preciso um acompanhamento contínuo e ajustes nas políticas para garantir a inclusão e a permanência desses estudantes no ensino superior.

Biografia do Autor

Leandro Cavalcante Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Advocacia Cível pela Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Isaura Alberton de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UNIOESTE). Bacharela em Administração pela UNIOESTE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública e Pró- Reitora Adjunta de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

CAVALCANTE LIMA, L.; ALBERTON DE LIMA, I. Desafios e resultados das cotas raciais no ensino superior do Paraná. REVISTA DA AGU, [S. l.], v. 24, n. 03, 2025. DOI: 10.25109/2525-328X.v.24.n.03.2025.3663. Disponível em: https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/AGU/article/view/3663. Acesso em: 7 out. 2025.

Edição

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Artigos