A JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NO ÂMBITO DO CONTROLE CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE: INTERPRETAÇÃO CONFORME À CONSTITUIÇÃO E DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE PARCIAL SEM REDUÇÃO DE TEXTO
DOI:
https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.8.n.21.2009.299Palavras-chave:
Jurisdição Constitucional. Supremo Tribunal Federal. Interpretação conforme. Declaração de Inconstitucionalidade Parcial.Resumo
O presente trabalho trata da análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, em sede de controle concentrado de constitucionalidade, na aplicação da interpretação conforme a Constituição e da declaração de inconstitucionalidade parcial sem redução de texto. Parte-se da análise dessas duas técnicas e das mudanças ocorridas com a positivação da Lei n. 9868/99 para se chegar à conclusão de que aquela Corte ora iguala ora diferencia os institutos, advindo daí uma série de implicações práticas.Referências
ALVES, José Carlos M. A evolução do controle de constitucionalidade no Brasil In: TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo (Coord.). As garantias do cidadão na justiça. São Paulo: Saraiva, 1993.
APPIO, Eduardo F. Interpretação conforme a Constituição: instrumento da tutela jurisdicional dos direitos fundamentais. Curitiba: Juruá, 2002.
BASTOS, Celso R. Hermenêutica e interpretação constitucional. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Celso Bastos, 2002.
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 1993.
CANOTILHO, José J. G. Direito Constitucional. 6. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1993.
CLÈVE, Clèmerson M. A fiscalização abstrata de constitucionalidade no direito brasileiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
MENDES, Gilmar F. Ação Direta de Inconstitucionalidade e Ação Declaratória de Constitucionalidade. Material da 3ª aula da Disciplina Controle de Constitucionalidade, ministrada no curso de Especialização Telepresencial e Virtual em Direito Constitucional – UNISUL-IDP-REDE LFG.
MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. Tomo II. Coimbra: Coimbra Editora, 1987.
SICCA, Gerson dos S. A interpretação conforme à Constituição – Verfassungskonforme Auslelung – no direito brasileiro. Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 36, n. 143, jul./set. 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 REVISTA DA AGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
- os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista da AGU o direito de primeira publicação;
- os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.