Parâmetros e incentivos para a adoção da consensualidade nos processos administrativos sancionadores da SPU

Autores

  • Marco Antônio Schuller Vieira Advocacia-Geral da União
  • Mariana Munhoz da Mota Advocacia-Geral da União
  • Matheus Rangel Lechuga Advocacia-Geral da União

Resumo

Objetiva-se analisar o poder de polícia exercido pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) na fiscalização e repressão de infrações ao patrimônio imobiliário federal e verificar a viabilidade de adoção de medidas consensuais, nos moldes preconizados pela doutrina administrativista contemporânea. Embora as sanções previstas no Decreto‑Lei nº 2.398/87 —especialmente a multa mensal — derivem do poder‑dever da Administração Federal de coibir ocupações indevidas e obras não autorizadas em bens de uso comum, de uso especial e dominiais da União, observa‑se que, usualmente, os processos sancionadores não atingem a efetividade almejada pelo legislador. Nesse contexto, propõe-se a utilização de procedimentos consensuais como alternativa à atuação repressiva da SPU, quando possível, com vistas a trazer maior eficiência para a fiscalização do patrimônio da União. 

Biografia do Autor

Marco Antônio Schuller Vieira, Advocacia-Geral da União

Especialista em Direito Público e Privado. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Advogado da União.

Mariana Munhoz da Mota, Advocacia-Geral da União

Especialista em Direito Administrativo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e em Advocacia Pública pela Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU). Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Advogada da União.

Matheus Rangel Lechuga, Advocacia-Geral da União

MBA em Defesa da Democracia e Comunicação Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em Advocacia Pública pela Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Advogado da União.

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

Schuller Vieira, M. A., Munhoz da Mota, M., & Rangel Lechuga, M. (2025). Parâmetros e incentivos para a adoção da consensualidade nos processos administrativos sancionadores da SPU. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 17(01). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3651

Edição

Seção

ARTIGOS