A evolução da convenção de arbitragem utilizada pela administração pública

Autores

  • Cristina M. Wagner Mastrobuono Advogada

Resumo

Com a intensificação do uso da arbitragem como meio de resolução de disputas em contratos públicos, verifica-se uma evolução na convenção de arbitragem utilizada. De uma redação padronizada inspirada em modelos de instituições financeiras internacionais utilizada nos contratos iniciais, é possível constatar uma personalização das cláusulas, de maneira a acomodar as necessidades da administração pública, algumas das quais já objeto de regulamentação. Alguns entes públicos adotam a salutar medida de promover uma consulta pública às cláusulas que serão utilizadas, como é o caso de determinadas agências reguladoras federais. Este artigo objetiva identificar algumas dessas modificações para demonstrar como a convenção utilizada pelos entes públicos tem se desenvolvido nos últimos anos.

Biografia do Autor

Cristina M. Wagner Mastrobuono, Advogada

FCIArb. Advogada formada pela USP, LLM - University of Chicago, Especialização em Direito Societário pela FGV-Direito. Foi Procuradora do Estado de São Paulo, atua como árbitra em disputas relacionadas a contratos em infraestrutura e direito societário.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

M. Wagner Mastrobuono, C. . (2022). A evolução da convenção de arbitragem utilizada pela administração pública. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 14(01). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3225

Edição

Seção

ARTIGOS