PERSPECTIVAS DO TRANSCONSTITUCIONALISMO NO COMBATE À CORRUPÇÃO GLOBALIZADA

Autores

  • Augusto César Monteiro Filho Advocacia-Geral da União - AGU
  • Flávia Cristina Piovesan

Resumo

A globalização e o crescente relacionamento internacional têm ressignificado o alcance dos comportamentos humanos, gerando interdependência econômica entre os países do mundo. Colocase em relevo, nesse contexto, a potencial propagação dos efeitos de acontecimentos ocorridos em um dado território à economia e aspectos sociais de outros, assim como a própria conexão recíproca de tais eventos. Inafastável, portanto, a internacionalização de questões humanitárias, ambientais, econômicas, sanitárias, dentre tantas outras, em cujo bojo insere-se a criminalidade transnacional, a saber: contrabando, terrorismo, narcotráfico, exploração da imigração ilegal, tráfico de seres humanos, de armas, crime financeiro internacional, crimes cibernéticos (pedofilia na internet) – ilícitos perpetrados, no mais das vezes, por organizações criminosas estruturadas que, por intermédio da assim chamada delinquência global, convolaram-se em organizações detentoras de poderosa força política. Nesse cenário de crescente integração internacional, objetiva o presente artigo problematizar as perspectivas do transconstitucionalismo e sua potencialidade em fortalecer o enfrentamento do multifacetado fenômeno da corrupção transnacional, como forma de promover a expansão da tutela jurídica multinível da pessoa humana.

Biografia do Autor

Augusto César Monteiro Filho, Advocacia-Geral da União - AGU

Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito das Relações de Consumo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Processo Civil e em Direito e Economia pelas Escolas da Advocacia Geral da União e da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Especialista em Jurisdição Constitucional e Tutela dos Direitos Fundamentais pela Universidade de Pisa (Itália). Procurador Federal.

Flávia Cristina Piovesan

Professora Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nas Disciplinas
de Direito Constitucional e Direitos Humanos. Desenvolveu estudos de pós
doutoramento na Harvard university, na Universidade de Oxford e no Max-Planckinstitute
for comparative public law and international law. Procuradora do Estado de
São Paulo licenciada. Membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da
Organização dos Estados Americanos (OEA).

Publicado

2020-11-10 — Atualizado em 2020-11-10

Versões

Como Citar

Monteiro Filho, A. C., & Piovesan, F. C. (2020). PERSPECTIVAS DO TRANSCONSTITUCIONALISMO NO COMBATE À CORRUPÇÃO GLOBALIZADA. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 12(02). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/2795

Edição

Seção

TRANSNACIONALIDADE E COOPERAÇÃO JURÍDICA INTERNACIONAL NO COMBATE À