OS TRINTA ANOS DA CARTA FUNDAMENTAL E A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS, DOS DIREITOS HUMANOS E DOS DIREITOS SOCIAIS NO BRASIL
Resumo
O presente artigo acadêmico tem como objetivo abordar a análise histórica da previsão dos Direitos Políticos, Direitos Humanos e Direitos Sociais, em conexão com outras temáticas da Carta Fundamental, nestes trinta anos da promulgação da Carta Política. Os avanços e retrocessos destes temas na esfera constitucional e infraconstitucional tem ocorrido com base em interesses de grupos que tem maior correlação de forças em determinados períodos de hegemonia, sendo que a situação concreta para a grande maioria do povo brasileiro encontra-se muito longe de refletir uma situação igualitária, digna e justa enquanto ideal de cidadania política e de avanços garantistas. Algumas questões enfrentadas são a da efetividade do Poder Público, a análise do processo histórico e a necessidade de o cidadão ter uma participação mais ampla e direta, com base nos instrumentos de democracia participativa previstos na Carta Política de 1988.
Referências
BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 27. ed. São Paulo: Malheiros, 2012.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL: promulgada em 05 de outubro de 1988 / obra coletiva da Editora Saraiva com a colaboração de Antonio Luiz de Toledo Pinto e Márcia Cristina Vaz dos Santos Windt. 24. ed. São Paulo: Saraiva.
DINIZ, ELI. Crise, a Reforma do Estado e governabilidade. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.
FREITAS JÚNIOR, Antônio Rodrigues de. Globalização, Mercosul e Crise do Estado-Nação: perspectivas para o direito numa sociedade em mudanças. São Paulo, Ltr, 1997.
GLOBALIZAÇÃO e REGIONALIZAÇÃO Hegemonia e Contra-hegemonia (v. 1, 2 e 3 ). Coordenação Theotônio dos Santos Editora PUC-Rio.
MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Direito da Participação Política: legislativa, administrativa, judicial: ( fundamentos e técnicas constitucionais da legitimidade).Rio de Janeiro: Renovar.
RAMALHO, José Ricardo et. all. Pós-Neoliberalismo: As Políticas Sociais e o Estado Democrático. Organização de Emir Sader; Pablo Gentili. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SANTOS, Boaventura de Souza et. all. A Crise dos Paradigmas em Ciências Sociais e os Desafios para o Século XXI.
SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 37. ed. Malheiros, 2014. TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. 15. ed. Saraiva, 2017.