O PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA JULGAMENTO DO MÉRITO E SUAS REPERCUSSÕES PRÁTICAS NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

Autores

  • Artur Orlando de Albuquerque da Costa Lins

Resumo

O presente artigo aborda os fundamentos e a aplicabilidade de um novo princípio, no sistema jurídico brasileiro, que se constitui como uma das premissas basilares do novo modelo cooperativo de processo, denominado “princípio da primazia do julgamento de mérito”, positivado expressamente no art. 4º, CPC. No decorrer do trabalho, sustenta-se que a solução integral do mérito passou a ser um direito fundamental de ambas as partes, tendo sido construído um novo arcabouço de regras processuais concretizadoras deste princípio, objetivando sanar vícios/defeitos das postulações, quer iniciais, quer recursais, a fim de se julgar, efetivamente, a pretensão de direito material submetida ao crivo do Poder Judiciário.

Referências

ADEODATO, João Maurício. Uma metodologia para compreender o crescimento do processo e do Poder Judiciário na sociedade complexa. In: Procedimentalização do direito e crítica do processo no Brasil. Coleção de Monografias de Pós-graduação da Escola da Magistratura de Pernambuco, v. 01, 2008.

ARAÚJO, Luiz Henrique Diniz de. O ativismo judicial e seus limites. Belo Horizonte: Arraes, 2017.

BAPTISTA DA SILVA, Ovídio Araújo. Curso de processo civil. v. 01, 5. ed. São Paulo: RT, 2000.

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Efetividade do processo e técnica processual. São Paulo: Malheiros, 2006.

CAVANI, Renzo. Processo Justo: Princípio, direito fundamental e modelo de processo do Estado Constitucional. Dissertação de Mestrado em Direito. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 2014.

COMOGLIO, Luigi Paolo; FERRI, Corrado; TARUFFO, Michele. Lezioni sul processo civile. v. 1, 4. ed. Bologna: Il Mulino, 2007.

CUNHA, Leonardo Carneiro da. O Processo civil no Estado Constitucional e os fundamentos do projeto do novo Código de Processo Civil Brasileiro. Revista de Processo, v. 209, São Paulo: RT, 2012.

CUNHA, Leonardo Carneiro da. Princípio da primazia do julgamento do mérito. Disponível em: <http://www.leonardocarneirodacunha.com.br/opiniao-49-princípio-da-primazia-do-merito/>. Acesso em: 09 ago. 2017.

CUNHA, Leonardo Carneiro da. STRECK, Lenio Luiz; NUNES, Dierle; CUNHA, Leonardo (orgs.). Comentários ao Código de Processo Civil. São Paulo: Saraiva, 2016.

DIDIER JR., Fredie. Curso de direito processual civil: introdução ao direito processual civil, parte geral e processo de conhecimento. v. 01, 19. ed. Salvador: JusPodvum, 2017.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A instrumentalidade do processo. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 2001.

GUASTINI, Riccardo. Das fontes às normas. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

LEMOS, Vinícius Silva. O princípio da primazia de mérito e a melhoria no acesso à justiça. Monografia apresentada no Congresso Nacional do CONPEDI-UFMG/FUMEC/Dom Hélder Câmara (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), Florianópolis/SC, 2015.

MACÊDO, Lucas Buril de. Precedentes judiciais e o direito processual civil. 2. ed. Salvador: Juspodvum, 2017.

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel; ARENHART, Sérgio Cruz. Novo Curso de Processo Civil: Teoria do Processo Civil. v. 01, 2. ed. São Paulo: RT, 2016.

MITIDIERO, Daniel. Processo Civil e Estado Constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

MOLLICA, Rogério. A garantia a um processo sem armadilhas e o novo Código de Processo Civil. Revista Brasileira de Direito Processual – RBDPRO: Belo Horizonte, ano 23, n. 90, abr./jun. 2015.

OLIVEIRA, Pedro Miranda de. O princípio da primazia do julgamento do mérito recursal no CPC projetado. Óbice ao avanço da jurisprudência defensiva. Revista dos Tribunais, v. 950, dez. 2014.

RAMOS, Glauco Gumerato. Crítica macroscópica ao fetiche da celeridade processual. Perspectiva do CPC de hoje e no amanhã. Revista de Processo, n. 239, São Paulo: RT, 2015.

STRECK, Lênio Luiz. Verdade e Consenso. Rio de Janeiro: Lumens Juris, 2009.

Publicado

2017-12-30 — Atualizado em 2017-12-30

Versões

Como Citar

Orlando de Albuquerque da Costa Lins, A. (2017). O PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA JULGAMENTO DO MÉRITO E SUAS REPERCUSSÕES PRÁTICAS NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 9(4). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/2007

Edição

Seção

ARTIGOS