A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E A PUBLICIDADE DOS PARECERES DA AGU

Autores

  • Luciana Azevedo Paz de Souza Barros AGU

Resumo

artigo objetiva discutir os impactos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, sobre os pareceres jurídicos produzidos pelos órgãos consultivos da AGU. Após analisar a legislação internacional e traçar um breve panorama histórico, que culminou com a edição da Lei de Acesso à Informação, trata da necessidade de regulamentação da publicidade dos pareceres emitidos pelos órgãos consultivos da AGU, tendo como foco principal a necessidade de encontrar um meio termo que permita garantir tanto o acesso à informação para a população quanto o interesse primário da União, que muitas vezes pode ser incompatível com a divulgação dos pareceres jurídicos.

Biografia do Autor

Luciana Azevedo Paz de Souza Barros, AGU

Advogada da União lotada na Secretaria de Portos da Presidência

Referências

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo:

os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 2 ed. São Paulo:

Saraiva, 2010.

MORAES, Alexandre de. Constituição do Brasil interpretada e legislação

constitucional. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

REALE JR., Miguel. Casos de Direito Constitucional. São Paulo: Revista dos

Tribunais, 1992.

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/05/16/lei-de-acesso-ainformacao-

completa-um-ano. Consulta realizada em 29/08/2013 às 14h15m.

Publicado

2013-06-30 — Atualizado em 2013-06-30

Versões

Como Citar

Barros, L. A. P. de S. (2013). A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E A PUBLICIDADE DOS PARECERES DA AGU. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 2(28). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/1432

Edição

Seção

ARTIGOS