A IMPLANTAÇÃO DO TRABALHO REMOTO NO ÂMBITO DA PROCURADORIA GERAL FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.17.n.3.2018.968Palavras-chave:
Trabalho Remoto. Procuradoria Geral Federal. EficiênciaResumo
O presente artigo traz um estudo detalhado sobre a implantação do trabalho remoto no âmbito da Procuradoria Geral Federal - PGF. No decorrer da presente pesquisa aborda-se a origem, a definição, as modalidades e as vantagens e desvantagens do trabalho remoto no direito brasileiro. O grande problema enfrentado no presente artigo, diz respeito ao impacto da utilização do trabalho remoto por parte dos procuradores federais tanto para atividades de natureza judicial como para atividades de natureza consultiva. Verificou-se que a sua utilização se encontra em harmonia com o princípio da eficiência e da duração razoável do processo, sendo perfeitamente cabível a sua aplicação no âmbito da Advocacia Geral da União.Referências
BIESDORF, Solange Inês; SANTIAGO, Suely. Reflexões contemporâneas de direito do trabalho. Curitiba: Rosea Nigra, 2011.
CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende. O processo em rede. In: _____ (Coord.). Comentários à lei do processo eletrônico.
DE MASI, D. A sociedade pós industrial. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2000.
FINCATO. Denise Pires. Teletrabalho: aproximações epistemológicas. In Revista Magister de Direito Trabalhista e Previdenciário. Porto Alegre: Magister, v.31, jul, 2009
FRANÇA, Vladimir da Rocha. Eficiência administrativa. In: Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro : Renovar, n. 220, abr./jul. 2000.
JARDIM, C. C. S. O teletrabalho e suas atuais modalidades. São Paulo: LTr, 2003.
MATIAS-PEREIRA, José. A adoção do teletrabalho na Administração Pública. Disponível em: <http://www.unb.br/noticias/unbagencia/artigo.php?id=638>. Acesso em: 23 de maio 2016.
PONTES, Carla da Silva. A caracterização do teletrabalho perante a ordem jurídica brasileira. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2424, 19 fev. 2010. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/14381>. Acesso em: 23 maio 2016.
RODRIGUES PINTO, José Augusto. Tratado de direito material do trabalho. São Paulo: LTr, 2007.
SOUZA, Márcio Luís Dutra de. Direito à razoável duração do processo administrativo. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1460, 1 jul. 2007. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/10056>. Acesso em: 25 maio 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 REVISTA DA AGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
- os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista da AGU o direito de primeira publicação;
- os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.