POLÍTICAS PÚBLICAS, LEGÍSTICA E A AGU: O PAPEL DO ADVOGADO PÚBLICO FEDERAL NA EFETIVIDADE NORMATIVA

Autores

  • Fabiano de Figueiredo Araújo Advocacia-Geral da União

DOI:

https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.14.n.4.2015.551

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Legística. AGU. Advogado Público. Efetividade.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é o delinear a participação da Advocacia-Geral da União (AGU), especificamente dos seus membros, no processo de construção da política pública no âmbito federal, a fim de aprimorar o processo de efetividade normativa. No primeiro capítulo, há uma revisão acerca da noção de política pública e de legística, âmbito de estudo relacionado com a qualidade da norma. Posteriormente, promove-se um detalhamento do papel da AGU no âmbito da construção normativa, especificamente no tocante à seara de consultivo e assessoramento jurídicos. Finalmente, na terceira parte, condutas que os advogados públicos podem realizar na fase da formulação da política pública serão identificadas, lembrando-se que, a despeito de o membro da AGU não possa avaliar o mérito da política pública, o advogado público pode contribuir para sua construção.

Biografia do Autor

Fabiano de Figueiredo Araújo, Advocacia-Geral da União

Mestrando em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília. Especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Procurador da Fazenda Nacional.

Referências

BLANCO DE MORAIS, Carlos. Manual de Legística: critérios científicos e técnicos para legislar melhor. Lisboa: Verbo, 2007.

BUCCI, Maria P.D. O conceito de política pública em direito. In: BUCCI, Maria P.D (Coord.). Políticas públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.

______. Fundamentos para uma teoria jurídica das políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2013.

CARVALHO FILHO, José S. Políticas Públicas: possibilidades e limites. In: FORNITI, Cristiana; ESTEVES, Júlio César dos Santos; DIAS, Maria Tereza Fonseca (Org.) Políticas Públicas: possibilidade e limites. Belo

Horizonte: Fórum, 2008.

CASTRO, Aldemário A. A Advocacia Pública como instrumento do Estado Brasileiro no controle de juridicidade dos atos da Administração Pública. Revista da AGU, Brasília, ano VII, n. 15, p. 11-16,jan./mar. 2008.

COUTINHO, Diogo R. O Direito nas Políticas Públicas. In: Eduardo Marques e Carlos Aurélio Pimenta de Faria. (Org.). A Política Pública como Campo Multidisciplinar. v. 1, São Paulo: Unesp e Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013.

COUTO E SILVA, Almiro do. O princípio da segurança jurídica (proteção à confiança) no Direito Público Brasileiro e o direito da administração pública de anular seus próprios atos administrativos. Revista Eletrônica de Direito do Estado, Salvador. Instituto de Direito Público da Bahia, n. 2, abr./jun. 2005.

Downloads

Publicado

2016-02-03 — Atualizado em 2016-02-03

Como Citar

DE FIGUEIREDO ARAÚJO, F. . POLÍTICAS PÚBLICAS, LEGÍSTICA E A AGU: O PAPEL DO ADVOGADO PÚBLICO FEDERAL NA EFETIVIDADE NORMATIVA. REVISTA DA AGU, [S. l.], v. 14, n. 4, 2016. DOI: 10.25109/2525-328X.v.14.n.4.2015.551. Disponível em: https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/AGU/article/view/551. Acesso em: 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos