A TEORIA DA FEDERAÇÃO E O ESTADO FEDERAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.5.n.10.2006.437Palavras-chave:
A TEORIA DA FEDERAÇÃO E O ESTADO FEDERAL BRASILEIROResumo
O presente trabalho não se propõe a esgotar o estudo sobre a Teoria da Federação, muito pelo contrário, seu objetivo central é trazer ao lume sua relevância política e jurídica cada vez mais atual (veja-se, nesse diapasão, as intermináveis discussões acerca de Reforma Tributária, Guerra Fiscal, repartição de competência e receitas e delegação de poderes aos Estados Membros), discutindo-se as vantagens e desvantagens, bem como as repercussões da adoção do Federalismo como forma de Estado.
Destarte, procurar-se-á, no presente artigo, tratar dessa questão intrigante que é o fenômeno do federalismo, partindo da análise dos elementos essenciais do Estado Federal ao exame das peculiaridades do modelo federativo pátrio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 REVISTA DA AGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
- os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista da AGU o direito de primeira publicação;
- os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.