RAZÕES HISTÓRICAS DO DESEQUILÍBRIO REGIONAL E FEDERATIVO
DOI:
https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.12.n.37.2013.37Palavras-chave:
Desenvolvimento Econômico do Brasil. Histórico. Desigualdades Regionais.Resumo
O presente estudo faz breve relato histórico do desenvolvimento econômico do Brasil com o fim de investigar se este pode ser a causa das disparidades econômicas entre as regiões do país. Feita essa retrospectiva de fatos históricos, pode-se concluir que os diversos ciclos econômicos do Brasil contribuíram para a concentração de melhores condições de desenvolvimento econômico nas regiões sudeste e sul. Isso exige do Governo Central a transferência de recursos financeiros a outros entes federados com a finalidade de se corrigirem as disparidades econômicas entre as regiões. Este trabalho introduz o tema das transferências de recursos financeiros para correção de disparidades econômicas no federalismo fiscal, no qual será examinada a relação da federação com as competências atribuídas aos entes federados e a busca do bem-estar da população por meio do desenvolvimento socioeconômico, tudo com vistas a diminuir a relação de dependência econômica entre as unidades federadas.Referências
ABRUCIO, Fernando Luiz. Os barões da federação: os governadores e a redemocratização brasileira. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BERCOVICI, Gilberto. Dilemas do estado federal brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.
______. Constituição e superação das desigualdades regionais, Direito Constitucional: estudos em homenagem a Paulo Bonavides. São Paulo: Malheiros, 2001. Org. Eros Roberto Grau e Willis Santiago Guerra Filho.
FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 3. ed. São Paulo: Globo, 2003.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 33. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2003.
FURTADO, Milton Braga. Síntese da economia brasileira. 5. ed. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos, 1988.
GOLDBERG, Daniel K. Entendendo o federalismo fiscal: uma moldura teórica multidicisciplinar. In: Federalismo fiscal. Barueri: Manole, 2004.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia da Letras, 2008. Apresentação de Antonio Cândido: O significado de Raízes do Brasil.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1965.
SKIDMORE, Thomas E. Uma história do Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. Tradução: Raul Fiker.
TORRES, João Camilo de Oliveira. A formação do federalismo no Brasil. São Paulo: Brasiliana, 1961.
REVERBEL, Carlos Eduardo Dieder. O federalismo numa visão tridimensional do direito. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 REVISTA DA AGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
- os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista da AGU o direito de primeira publicação;
- os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.