Liderança normativa institucional: uma chave analítica para o direito público democrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.24.n.03.2025.3669

Palavras-chave:

Liderança normativa. Direito público. Governança democrática. Accountability institucional. Estado de Direito.

Resumo

O direito público contemporâneo ainda trata de forma insuficiente a categoria da liderança, ignorando que ela é condição estrutural para o funcionamento das democracias e das instituições estatais. Este artigo propõe o conceito de liderança normativa institucional como uma função jurídica exercida por instituições públicas, orientada por sua missão constitucional, por princípios normativos e pela exigência de justificação pública. Sem vincular a liderança à posição formal ou à personalidade dos atores, a proposta aqui desenvolvida a compreende como prática institucional controlável e responsável. O artigo dialoga com a teoria política, especialmente a partir das limitações do modelo de Schumpeter, com a teoria da organização e com a teoria da autoridade, para construir uma chave analítica que permite ao direito público entender como se produz autoridade legítima em ambientes democráticos complexos. Argumenta-se que a liderança normativa institucional não enfraquece a legalidade, mas fortalece o Estado de Direito democrático ao organizar a transformação de princípios constitucionais em decisões públicas justificáveis. A proposta se operacionaliza em uma matriz analítica estruturada em três níveis (chamada por analogia de maxiprocessos, macroprocessos e microprocessos) que oferece um instrumento teórico e prático para avaliar a legitimidade do exercício do poder público.

Biografia do Autor

Daniel Lucas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direto pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ e graduado em Direito pela UFRJ. Gerente de Recursos Humanos da Agência Nacional do Cinema, ANCINE.

Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado e Mestrado em Teoria do Estado e Direito Constitucional.na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Professor da Faculdade Nacional de Direito e da Pós-Graduação em Direito da UFRJ. Diretor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.

Referências

ACKERMAN, Bruce. The New Separation of Powers. Harvard Law Review, v. 113, 2000, p. 633-729.

BARNARD, Chester I. The functions of the executive. Cambridge: Harvard university press, 1968.

BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS. Estado e sociedade em Portugal (1974-1988). Porto: Afrontamento, 1987.

BOVENS, Mark. The concepts of public accountability. In: BOVENS, Mark; GOODIN, RE; SCHILLEMANS, T. (orgs.). The Oxford Handbook of Public Management. Oxford: Oxford University Press, 2014.

DYZENHAUS, David. The constitution of law: Legality in a time of emergency. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

HABERMAS, Jürgen. Facticidade e validade: contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. São Paulo: Editora Unesp, 2022.

HAURIOU, Maurice. Principios de derecho público y constitucional. [S.l.]: Ediciones Olejnik, 2023.

MOUFFE, Chantal. The democratic paradox. Rio de Janeiro: Verso, 2000.

PRZEWORSKI, Adam. Minimalist Conception of Democracy: A defense. In: SHAPIRO, Ian; HACKER-CORDON, Casiano; HARDIN, Russell (orgs.). Democracy's Values. Cambridge: Cambridge University Press,1999.

ROSANVALLON, Pierre. Democratic legitimacy: Impartiality, reflexivity, proximity. [S.l.]: Princeton University Press, 2011.

SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. [S.l.]: LeBooks, 2020.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução: Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.

SCHAUER, Frederick. On the Alleged Problem of Legal Normativity. In: SCHAUER, Frederick; BEZEMEK, Christoph; LADAVAC, Nicoletta Bersier (orgs). The Normative Force of the Factual: Legal Philosophy Between is and Ought. Alemanha: Springer, 2019, p. 171-180. 2019.

SUNDFELD, Carlos Ari. Direito Administrativo para céticos. São Paulo: Malheiros, 2017.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

LUCAS, D.; PEREIRA DAS NEVES BOLONHA, C. A. . Liderança normativa institucional: uma chave analítica para o direito público democrático. REVISTA DA AGU, [S. l.], v. 24, n. 03, 2025. DOI: 10.25109/2525-328X.v.24.n.03.2025.3669. Disponível em: https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/AGU/article/view/3669. Acesso em: 7 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos