INSTITUCIONAL - O PAPEL DE UMA OUVIDORIA NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: A EXPERIÊNCIA DA OUVIDORIA-GERAL DA AGU
DOI:
https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.7.n.16.2008.333Palavras-chave:
Ouvidoria. Administração Pública. Eficiência. Advocacia-Geral da União. Democracia Participativa. Direitos Fundamentais. Cidadania. Mediação.Resumo
O presente artigo versa sobre o papel da ouvidoria no âmbito da administração pública federal. Para analisar sua importância, a exposição do tema está dividida em dois momentos. Na primeira etapa pretende-se descrever o processo de implantação desse instituto na administração pública brasileira - a partir do processo de democratização política, iniciado na década de 80 do século passado - e suas idiossincrasias em relação ao instituto ombudsman, surgido na Suécia do século XVIII. Na segunda parte do artigo objetiva-se apresentar a criação da Ouvidoria-Geral da AGU como um exemplo concreto de atuação de uma ouvidoria pública federal.Conclui-se o presente artigo com a constatação de que a expansão das ouvidorias públicas, tanto na esfera federal, como no âmbito estadual e municipal, deve-se ao reconhecimento desse instituto como importante ferramenta de cidadania participativa e de gestão da qual a máquina pública em geral e a AGU em particular não mais podem prescindir.
Referências
ANTECEDENTES históricos de la institución. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2008.
BARBOSA, Águida Arruda; GROENINGA, Giselle. Mediação e acesso à justiça. Carta Forense, São Paulo, ano 1, n. 8, nov. 2003.
CENTURIÃO, Alberto. Ombudsman: a face da empresa cidadã. São Paulo: Educator, 2003.
FERREIRA, Maria Augusta Soares de Oliveira. Direito Ambiental Brasileiro: princípio da participação. Recife: Nossa Livraria, 2006.
HENON, Jorge. El defensor del vecino y su relación com La negociación y La mediación. ? tiene competencia em conflictos comerciales? Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2008.
GOMES, Manoel Eduardo Alves Camargo e. Do instituto do ombudsman à construção das ouvidorias públicas no Brasil. In:
BATISTA, Gustavo Barbosa de; CAMARGO E GOMES, Manoel Eduardo Alves; LYRA, Rubens Pinto. Autônomas x obedientes: a ouvidoria pública em debate. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2004.
LEMES, Selma. Arbitragem na administração pública: fundamentos jurídicos e eficiência econômica. São Paulo: Quartier Latin, 2007.
MINISTÉRIO DA FAZENDA (Brasil). Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda. Conceituação Técnica da Ouvidoria do Ministério da Fazenda. Brasília: Ministério da Fazenda, 2002.
MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. 2. ed. Coimbra: Coimbra, 1998. t. IV.
OLIVEIRA, João Elias de. Ouvidoria Pública Brasileira: a evolução de um modelo único. Disponível em: <http://www.abonacional.org.br/textos2.asp?vpro=joaoelias2>. Acesso em: 15 ago. 2007.
PEREZ, Marcos Augusto. A Administração Pública democrática: institutos de participação popular na Administração Pública. Belo Horizonte: Fórum, 2004.
VOLIO, Lorena González. The institution of the ombudsman: the latin american experience. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 REVISTA DA AGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
- os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista da AGU o direito de primeira publicação;
- os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.