O garantismo como resposta às políticas populistas de punição como garantia de segurança da sociedade
DOI:
https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.21.n.01.2022.2764Palavras-chave:
Teorias Maximalistas. Teoria das Janelas Quebradas. Teoria do Etiquetamento. Garantismo Penal. Princípios Constitucionais. Minimalismo Penal. Direitos Fundamentais.Resumo
O estudo abordará o Direito Penal sobre as perspectivas maximalistas e garantista, demonstrando-se que o segundo enfoque é mais adequado como um passo a buscar a efetivação dos direitos fundamentais. Para tanto, inicialmente, haverá uma abordagem dos modelos maximalistas mais sustentáveis, com o contraponto sob a ótica do italiano Luigi Ferrajoli, que é o maior defensor da teoria do garantismo penal e criador do modelo de dez axiomas. O trabalho se desenvolve a partir de pesquisas bibliográficas embasadas nas doutrinas específicas acerca do tema.
Referências
ATLAS DA VIOLÊNCIA 2019. Organizadores: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum
Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/19/atlas-da-violencia-2019. Acesso em: 04 de dezembro de 2019.
BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: introdução à sociologia do direito penal. Tradução Juarez Cirino dos Santos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Revan. Instituto Carioca de Criminologia, 2002.
BECKER, Howard S. Outsider: Studies in the sociology of deviance. New York: Free Press, 1963.
BELLI, Benoni. Tolerância zero e democracia no Brasil: visões da segurança pública na década de 90. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CARVALHO, Edward Rocha de; COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Teoria das janelas quebradas: E se a pedra vem de dentro? Empório do direito. 06 mar. 2015. Disponível em: https://emporiododireito.com.br/leitura/teoria-das-janelas-quebradas-e-se-a-pedra-vem-de-dentro. Acesso em: 11 de dezembro de 2019.
CARVALHO, Salo de. Pena e Garantias. 3ª edição. Rio de Janeiro: Editora Lumem Juris, 2008.
FACHIN, Melina Girardi; MAZONI, Ana Paula de Oliveira. A Teoria do etiquetamento do sistema penal e os crimes contra a ordem econômica: uma análise dos crimes de colarinho branco. Revista de direito público, Londrina, v.7, n. 1, p. 3-18, jan./abr. 2012.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: teoria do garantismo penal. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.
FERRAJOLI, Luigi; ROSA, Alexandre Morais da, et al. Garantismo, hermenêutica e (neo)constitucionalismo: um debate com Luigi Ferrajoli. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.
HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Trad. George Sperber e Paulo Astor Soethe. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
KELLING, George L. e WILSON, James Q. The Atlantic. Março de 1982. Disponível em: https://www.theatlantic.com/magazine/archive/1982/03/broken-windows/304465/. Acesso em: 05 de dezembro de 2019.
MONTESQUIEU, Charles de Secondat. O espírito das leis. Tradução Cristina Murachco. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
ODON, Tiago Ivo. Tolerância Zero e Janelas Quebradas: sobre os riscos de se importar teorias e políticas. Brasília: Núcleo de Estudos e Pesquisas/CONLEG/Senado, março/2016.
RUBIN, Daniel Sperb. Janelas Quebradas, tolerância zero e criminalidade. Teresina: Jus Navigandi. Fevereiro de 2003. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/3730/janelas-quebradas-tolerancia-zero-e-criminalidade. Acesso: em 10 de dezembro de 2019.
SHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia. 4ª edição. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.
SILVA FILHO, Edson Vieira da [Et al.]. O Direito Penal e suas faces: Da modernidade ao Neoconstitucionalismo – Volume 2 – O Direito Penal visto de uma perspectiva maximalista. São Paulo: Lexia, 2013.
SIMIONI, Rafael Lazzarotto. Curso de hermenêutica jurídica contemporânea: do positivismo clássico ao pós-positivismo jurídico. Curitiba: Ed. Juruá, 2014.
STRECK, Lenio Luiz. E a professora disse: “Você é um positivista”. Conjur. 23 ago. 2012. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2012-ago-23/sensoincomum-professora-disse-voce-positivista. Acesso em: 10 de fevereiro de 2020.
STRECK, Lenio Luiz. Ministro Barroso, minha dor é perceber que apesar de tudo, tudo... Conjur. 24 jan. 2019. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2019-jan-24/senso-incomum-ministro-barroso-minha-dor-perceberapesar-tudo-tudo. Acesso em: 08 de janeiro de 2020.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl. O inimigo no direito penal. Tradução de Sérgio Lamarão – Rio de Janeiro: Revan, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA DA AGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
- os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista da AGU o direito de primeira publicação;
- os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.