PELA REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.8.n.21.2009.268Palavras-chave:
Acidentes de Trabalho. Prevenção. Redução. Atuação dos Atores Sociais.Resumo
Apesar de possuir um enorme aparato de normas que protegem a segurança e a saúde do trabalhador, o Brasil continua sofrendo com o grande número de acidentes de trabalho. Para se ter uma idéia do problema, somente no ano de 2007, foram registrados 653 mil acidentes e doenças do trabalho, entre os trabalhadores assegurados da Previdência Social. Este artigo aborda aspectos relativos ao ordenamento jurídico que estabelece que um meio ambiente de trabalho sadio é direito fundamental do trabalhador. Aborda, ainda, as falhas existentes nas análises técnicas das causas dos acidentes de trabalho e as nefastas consequências quanto à prevenção de tais acidentes. Comenta, ainda, quanto à importância da atuação da Inspeção do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho - MPT no combate aos acidentes de trabalho. Reflete quanto às consequências das ações regressivas e suas condenações como estímulo para que os empregadores cumpram as normas que protegem os trabalhadores dos infortúnios laborais. Mostra a redução no número das sub-notificações relativas a não-emissão das Comunicações de Acidentes do Trabalho - CAT após a adoção do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP. Enfim, procura apontar medidas que provoquem a redução do número de acidentes de trabalho no país.Referências
ALMEIDA, Ildeberto M. de; BINDER, Maria Cecília P.; AZEVEDO, Noé Dias. (elab.) Análise Crítica de Investigações de Acidentes do Trabalho Típicos realizadas por três empresas metalúrgicas de grande porte do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, nº 85/86, vol. 23, p. 103-115.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo trabalho. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
AMARAL, Francisco. Direito Civil: introdução. 5 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BRASIL, Ministério da Previdência Social. Anuário Estatístico da Previdência Social 2007. Seção IV – Acidentes do Trabalho. Disponível em: <http://www.mps.gov.br/conteudoDinamico.php?id=559>. Acesso em: 19 abr. 2009.
BRASIL, Ministério da Previdência Social. Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP. Disponível em: <http://www.mps.gov.br/conteudoDinamico.php?id=463>. Acesso em: 19 abr. 2009.
BRASIL, Ministério da Previdência Social. Saúde e Segurança
Ocupacional. Disponível em: <http://www.mps.gov.br/conteudoDinamico .php?id=39>. Acesso em: 19 abr. 2009.
COUTO, Guadalupe Louro Turos. O processo coletivo como instrumento de transformação da realidade social dos trabalhadores e o Código Brasileiro de Processos Coletivos. In:
CORDEIRO, Juliana Vignoli; CAIXETA, Sebastião Vieira (Coord.). O Processo como instrumento de realização dos Direitos Fundamentais. São Paulo: LTr, 2007.
DALLEGRAVE NETO, José Affonso. Responsabilidade civil no direito do trabalho. 3 ed. São Paulo: LTr, 2008.
GONDINHO, André Osório. Função social da propriedade. In:
TEPEDINO, Gustavo (Coord.). Problemas de Direito Civil-Constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988: interpretação e crítica. 6 ed. São Paulo: Malheiros, 2001.
MELO, Raimundo Simão de. Ação Coletiva de tutela do meio ambiente do trabalho. In: RIBEIRO JÚNIOR, José Hortêncio;
CORDEIRO, Juliana Vignoli; FAVA, Marcos Neves; CAIXETA, Sebastião Vieira (Org.). Ação coletiva na visão de juízes e procuradores do trabalho. São Paulo: LTr, 2006.
MELO, Raimundo Simão de. Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho. 2 ed. 2ª tiragem. São Paulo: LTr, 2006.
MELO, Raimundo Simão de. Direito ambiental do trabalho e a saúde do trabalhador. 3 ed. São Paulo: LTr, 2008.
MENDES, Gilmar Ferreira; MÁRTIRES COELHO, Inocêncio;
GONET BRANCO, Paulo Gustavo. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007.
MIRANDA, Alessandro Santos de. Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT). In: PEREIRA, Ricardo José Macedo de Brito (Org.). Ministério Público do Trabalho: Coordenadorias Temáticas. Brasília: ESMPU, 2006.
OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção jurídica à saúde do trabalhador. 2 ed. São Paulo: LTr, 1998.
OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Indenizações por acidente do trabalho ou doença ocupacional. 4 ed. São Paulo: LTr, 2008.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Responsabilidade civil. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 8 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
SIMON, Sandra Lia. O Ministério Público do Trabalho e as Coordenadorias Nacionais. In: PEREIRA, Ricardo José Macedo de Brito (Org.). Ministério Público do Trabalho: Coordenadorias Temáticas. Brasília: ESMPU, 2006.
VIANA, Márcio Túlio. Direito de Resistência: possibilidades de autodefesa do empregado em face do empregador. São Paulo: LTr, 1996.
VON IHERING, Rudolf. A luta pelo direito. 17 ed. João Vasconcelos (trad.). Rio de Janeiro: Forense, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 REVISTA DA AGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
- os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista da AGU o direito de primeira publicação;
- os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.