O PROBLEMA DO INSUCESSO DAS AÇÕES CIVIS PÚBLICAS AMBIENTAIS POR AUSÊNCIA DE PROVA

Autores

  • Larissa Suassuna Carvalho Barros Advocacia-Geral da União

DOI:

https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.12.n.38.2013.25

Palavras-chave:

Ambiental. Processual Civil. Ações Civis Públicas Ambientais. Ônus da Prova. Iniciativa Probatória do Juiz.

Resumo

O presente se artigo se propõe a demonstrar que as regras tradicionais de distribuição do ônus da prova previstas no Código de Processo Civil comumente se mostram inadequadas à tutela dos interesses coletivos. Em sede de ações civis públicas ambientais, essa inadequação, aliada a uma postura passiva e conservacionista dos magistrados, tem resultado na declaração de improcedência de uma grande quantidade de demandas, deixando a responsabilização civil por danos ao meio ambiente à míngua de qualquer tutela jurisdicional. O que se propõe com o presente artigo, portanto, é alertar os operadores do direito para a necessidade de colocar o direito material à frente do desmedido apego às normas processuais, instando os juízes, em especial, a adotar uma postura mais ativa na instrução probatória nas lides ambientais coletivas, contribuindo para a busca da verdade e para a prolação de uma decisão efetivamente justa, baseada em provas produzidas a contento, em prestígio à natureza e relevância do direito material em discussão.

Referências

ALVIM, Arruda. Questões controvertidas sobre os poderes instrutórios do juiz, a distribuição do ônus do ônus probatório e a preclusão pro judicato em matéria de prova. In: DIDIER JR., Fredie (Org.). Ativismo judicial e garantismo processual. Salvador: Jus Podivm, 2013.

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Juiz, processo e justiça. In: DIDIER JR., Fredie. (Org.). Ativismo judicial e garantismo processual. Salvador: Jus Podivm, 2013.

DANTAS, Marcelo Buzaglo. Ação civil pública e meio ambiente. São Paulo: Saraiva, 2009.

DIDIER JR., Fredie. Curso de direito processual civil. Teoria geral do processo e processo de conhecimento. v. I. Salvador: Jus Podivm, 2007.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Instituições de direito processual civil. v. II. 5. ed. revista e atualizada. São Paulo: Malheiros, 2004.

RODRIGUES, Marcelo Abelha. Processo civil ambiental. 3. ed. revista e atualizada. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

SOUZA, Luiz Antônio de. A tutela jurisdicional coletiva e sua efetividade. In: MILARÉ, Edis (Org.). A ação civil pública após 25 anos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

Downloads

Publicado

2013-12-31 — Atualizado em 2013-12-31

Como Citar

BARROS, L. S. C. O PROBLEMA DO INSUCESSO DAS AÇÕES CIVIS PÚBLICAS AMBIENTAIS POR AUSÊNCIA DE PROVA. REVISTA DA AGU, [S. l.], v. 12, n. 38, 2013. DOI: 10.25109/2525-328X.v.12.n.38.2013.25. Disponível em: https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/AGU/article/view/25. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos