O PAPEL DA ADVOCACIA PÚBLICA CONSULTIVA NO ENFRENTAMENTO DA CORRUPÇÃO

Autores

  • Rafael Ramalho Dubeux

DOI:

https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.9.n.26.2010.195

Palavras-chave:

Consultoria Jurídica. Corrupção. Controle de Legalidade. Elaboração Normativa.

Resumo

O artigo aborda o papel da advocacia pública consultiva no enfrentamento da corrupção. Diferentemente das análises mais usuais sobre o tema, que enfatizam o controle da legalidade, o texto destaca outras facetas da consultoria jurídica que podem trazer resultados mais eficazes para a prevenção e o combate à malversação de recursos públicos.
O autor propõe uma reflexão sobre o papel típico do advogado público, distinguindo-o daquele realizado pelos promotores ou pelos auditores. Mesmo diferenciadas essas atribuições, o texto enxerga um espaço como auxiliar do gestor no controle da legalidade dos atos administrativos. Também nessa linha, o autor propõe como principais atribuições da advocacia consultiva orientações na elaboração de atos normativos em favor da transparência e do controle da gestão pública. A essa tarefa se soma a incumbência de elaborar teses que tenham por finalidade auxiliar o poder público a aplicar a lei de modo eficaz. Por fim, o artigo ressalta o papel de articulação interinstitucional que pode ser realizado pela advocacia pública, em razão da capilaridade da instituição em todos os órgãos da Administração.
O texto conclui revisando alguns avanços realizados nos últimos anos no enfrentamento da corrupção e aponta as perspectivas para os novos passos a serem dados nessa área.

Biografia do Autor

Rafael Ramalho Dubeux

Advogado da União e Chefe Substituto da Assessoria Jurídica da Controladoria-Geral da União. Bacharel em Direito pela UFPE e Mestre em Relações Internacionais pela UnB.

Referências

ABRAMO, Cláudio. Justiça Gramatical. O Estado de São Paulo, São Paulo, 3 fev. 2010.

MENDRONI, Marcelo Batlouni. Crime de lavagem de dinheiro. São Paulo: Atlas, 2006.

ROSSETTO, Giordano da Silva. A Controladoria-Geral da União e a publicação dos relatórios de auditoria de gestão das Empresas Estatais à luz da transparência pública. Revista da CGU / Presidência da República, Controladoria-Geral da União, Brasília: CGU, ano II, nº 2, out. 2007.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

SILVEIRA, Angélica Moreira Dresch da Silveira. A função consultiva da Advocacia-Geral da União na prevenção da corrupção nas licitações e contratações públicas. Revista da AGU, ano VIII, nº 20. Brasília, DF, abr./jun. 2009.

Downloads

Publicado

2017-09-06 — Atualizado em 2017-09-06

Como Citar

DUBEUX, R. R. O PAPEL DA ADVOCACIA PÚBLICA CONSULTIVA NO ENFRENTAMENTO DA CORRUPÇÃO. REVISTA DA AGU, [S. l.], v. 9, n. 26, 2017. DOI: 10.25109/2525-328X.v.9.n.26.2010.195. Disponível em: https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/AGU/article/view/195. Acesso em: 4 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos