APOSENTADORIA ESPECIAL POLICIAL: LC NO 51/85 E PARÂMETROS DE SUA RECEPÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO E A EC 20/98
DOI:
https://doi.org/10.25109/2525-328X.v.9.n.26.2010.188Palavras-chave:
Aposentadoria Especial. Servidor Público Policial. Recepção Constitucional. Interpretação conforme a Constituição.Resumo
O objetivo do presente artigo é estudar a recepção da Lei Complementar nº 51/85 pela Constituição de 1988, não só em relação ao seu texto originário, mas igualmente em relação às emendas supervenientes. Ao longo do trabalho, são analisados os requisitos de aposentadoria do servidor público policial, particularmente a exigência de efetiva exposição a risco ou dano à saúde e a idade mínima, bem como o cabimento de aposentadoria compulsória específica. Para tanto, abordam-se elementos de teoria constitucional, tais como a transcendência dos motivos determinantes, a recepção e a interpretação conforme a Constituição.
Referências
ALEXY, Robert. Teoría de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1997.
ARAÚJO, Fabíola Souza. A Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no âmbito do controle concentrado de constitucionalidade: interpretação conforme a constituição e declaração de inconstitucionalidade parcial sem redução de texto. Revista da Advocacia-Geral da União, n. 19, jan/mar 2009, p. 179.
ÁVILA. Humberto. A distinção entre princípios e regras e a redefinição do dever de proporcionalidade. Revista diálogo jurídico, Salvador, CAJ – Centro de Atualização Jurídica, v.I, nº 4, julho, 2001. Disponível em: <http://www.direitopublico.com.br>. Acesso em: 28 jan. 2010.
BONAVIDES, Paulo. Curso de direito Constitucional. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2008. p. 427
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2003. p. 1306.
COSTA, Roberta Pereira Negrão. Proporcionalidade: Uma clarificação do conceito. Revista da Advocacia Geral da União, edição virtual nº 96, 2010. Disponível em: <http://www.agu.gov.br>. Acesso em: 29 jan. 2010.
DIDIER JR., Fredie. Transformações do recurso extraordinário. In FUX, Luiz et alii. Processo e Constituição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.
DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GONÇALVES, Joanisval Brito. Atividade de Inteligência e Legislação Correlata, Niterói, RJ: Impetus, 2009
GUERRA FILHO, Willis. Princípios da isonomia e da proporcionalidade e privilégios processuais da fazenda pública. Revista de Processo, São Paulo, nº 82, p. 70-91, abr./jun. 1996.
LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
MENDES, Gilmar Ferreira et al. Curso de Direito Constitucional, 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional, T. II, Coimbra: Coimbra, 1987.
VIALA, Alexandre. Les réserves d’interpretation dans la jurisprudence du Conseil Constitutionnel. LGDJ, Paris, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 REVISTA DA AGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
- os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista da AGU o direito de primeira publicação;
- os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta Revista.