Propriedade Intelectual conceitos e procedimentos
Resumo
A excelência da ciência brasileira é fruto do esforço acumulado de gerações de pesquisadores. Compreender sua evolução requer ter presentes as continuidades e rupturas que nos permitiram partir
da iniciativa voluntarista dos talentosos fundadores das primeiras instituições dedicadas à pesquisa agronômica, ainda no século XIX, para chegar ao trabalho meticulosamente planejado e internacionalmente articulado que vemos acontecer hoje em nossos mais avançados centros de pesquisa tecnológica.
O resultado, retratado nas páginas que compõem esta obra, não oferece um caminho de fácil e de imediata e simples aplicação da Lei para todas as situações concretas do dia a dia da proteção e da transferência
de conhecimentos oriundos da pesquisa pública. Isso seria impossível, em virtude da imensa diversidade das situações e oportunidades que, felizmente, se apresentam a cada momento à Universidade Brasileira.
Mas oferece, sim, um estilo de pensar sobre o tema e sobre seu enquadramento legal, que permite traçar uma via de enfrentamento das dificuldades e uma luz sobre o formato conveniente das possíveis soluções jurídicas para cada problema particular.