Crise democrática na era da desinformação: a PNDD e a transformação da advocacia de estado no Brasil

Autores

  • Rogaciano Bezerra Leite Neto Advocacia-Geral da União

Resumo

Este artigo examina a crise da democracia contemporânea e a proliferação da desinformação, analisando seu impacto na verdade factual e no discurso público. Investiga-se a ascensão do populismo autoritário em democracias, destacando o papel das redes sociais na disseminação de desinformação. O estudo discute a erosão das normas democráticas, focando no contexto brasileiro e nas tensões entre poderes. Analisa-se, como reação institucional à crise, a criação e o funcionamento da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) no âmbito da Advocacia-Geral da União, que lida diretamente com a defesa da democracia. Argumenta-se sobre a importância da responsabilidade institucional na preservação dos fundamentos democráticos e no combate à desinformação. Enfatiza-se a necessidade de uma sociedade informada, explorando as implicações da manipulação informativa para a integridade democrática.

Biografia do Autor

Rogaciano Bezerra Leite Neto, Advocacia-Geral da União

Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito pela USP. Advogado da União.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

Bezerra Leite Neto, R. (2024). Crise democrática na era da desinformação: a PNDD e a transformação da advocacia de estado no Brasil. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 16(03). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3565

Edição

Seção

ARTIGOS