Valor público e identidade organizacional: um estudo sobre a desterritorialização na Procuradoria Regional da União da 5ª região

Autores

  • William Tavares dos Santos Advocacia-Geral da União
  • Aline Brêtas de Menezes Fundação Getúlio Vargas
  • Bianca Sá Fundação Getúlio Vargas

Resumo

Este estudo visa identificar os valores compartilhados entre os membros da Procuradoria Regional da União da 5ª Região (PRU5) e avaliar como a desterritorialização sustenta esses valores. Utiliza dados secundários de portarias, atos normativos e dados estatísticos, juntamente com dados primários de 20 entrevistas semiestruturadas. A análise de dados produziu tabelas de frequência de palavras, nuvens de palavras e uma matriz de citações relevantes. Os resultados indicam que os membros da PRU5 compartilham valores alinhados com a missão da Advocacia-Geral da União (AGU), como transparência, interesse público, compromisso e inovação. A desterritorialização manteve esses valores ao fomentar a adaptação e integração das equipes, aumentando o senso de pertencimento dos membros e reforçando traços da identidade organizacional, como responsabilidade e compartilhamento de conhecimento. No entanto, o pequeno tamanho da amostra do estudo (vinte entrevistados de um total de mais de trezentos membros da PRU5) e a amostragem não probabilística limitam o rigor estatístico, dificultando a generalização dos resultados. Apesar disso, a pesquisa oferece insights valiosos para a gestão da PRU5 e outras unidades regionais da AGU, auxiliando na obtenção de melhores resultados e na melhoria do processo de desterritorialização. Em última análise, o estudo fornece uma estrutura para entender como as mudanças organizacionais influenciam a percepção dos servidores públicos sobre valores e valor público, impactando o clima organizacional, as relações internas, a motivação e a produtividade.

Biografia do Autor

William Tavares dos Santos, Advocacia-Geral da União

Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) na Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduação em Administração de Empresas UFS Universidade Federal de Sergipe. Professor e Coordenador do curso de Administração de Empresas na Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). Servidor do cargo Administrador da Advocacia-Geral da União (AGU).

Aline Brêtas de Menezes, Fundação Getúlio Vargas

Doutora em Administração e Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Foi Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração Pública da EBAPE/FGV. Atuou no serviço público federal como Oficial Intendente da Força Aérea Brasileira.

Bianca Sá, Fundação Getúlio Vargas

Pós-doutoranda pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Pesquisadora do Center for Behavioral Research in Rio. PhD em Administração pela EBAPE/FGV. Mestre em Administração de Empresas pelo Ibmec/RJ. MBA em Gestão de Negócios também pelo Ibmec/RJ.

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Tavares dos Santos, W. ., Brêtas de Menezes, A. ., & Sá, B. . (2024). Valor público e identidade organizacional: um estudo sobre a desterritorialização na Procuradoria Regional da União da 5ª região. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 16(2). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3545

Edição

Seção

Diversidade, Equidade, Inclusão, Justiça e Acessibilidade - DEIJA FGV/AGU