Políticas de ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação: análise da percepção da alta gestão da educação brasileira

Autores

  • Caio Lumazzini Paiva Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
  • Jose Henrique Paim Fernandes Fundação Getúlio Vargas
  • Ricardo dos Santos Dias Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

Este estudo analisa como a percepção de integrantes de órgãos federais e entidades da alta gestão da educação superior brasileira sobre ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação stricto sensu se relaciona com o estabelecimento de uma política nacional sobre o tema. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utiliza a análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com gestores responsáveis por instituir, avaliar e fomentar iniciativas de universalização da pós-graduação stricto sensu no país. Os resultados indicam que a alta gestão da educação superior considera suficientes as políticas de ações afirmativas de cunho socioeconômico, não vendo como viável o estabelecimento de uma política nacional específica para o acesso de pessoas negras à pós-graduação. Contudo, a pesquisa tem limitações quanto à representatividade das percepções coletadas, pois a amostra de entrevistados foi restrita a determinados órgãos e entidades, podendo não refletir a diversidade de opiniões na alta gestão da educação superior brasileira. A aplicabilidade do estudo reside em fornecer subsídios críticos para a formulação de políticas públicas de ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação. Sua contribuição para a sociedade está no apoio à luta antirracista no Brasil e na promoção de reflexões críticas sobre a desigualdade racial no acesso ao ensino superior, um dos problemas públicos mais urgentes do país. A originalidade do estudo está em explorar a percepção de um grupo de agentes ainda pouco investigado pela literatura acadêmica na área de administração pública.

Biografia do Autor

Caio Lumazzini Paiva, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) na Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Especialização em Gestão de Pessoas pela União Pioneira de Integração Social (UPIS). Bacharel em Administração de Empresas pela UPIS. Analista em Ciência e Tecnologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Jose Henrique Paim Fernandes, Fundação Getúlio Vargas

Doutor notório saber em Educação e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS), com aperfeiçoamento em Instrumentação de Políticas Públicas Municipais, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (Pimes) do Banco Mundial, e realizado no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Professor licenciado do Centro Universitário La Salle (Unilasalle). Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV). Diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (DGPE/FGV).

Ricardo dos Santos Dias, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Estratégia pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Mestrado em Contabilidade Financeira pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Lumazzini Paiva, C. ., Paim Fernandes, J. H. ., & dos Santos Dias, R. . (2024). Políticas de ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação: análise da percepção da alta gestão da educação brasileira. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 16(2). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3543

Edição

Seção

Diversidade, Equidade, Inclusão, Justiça e Acessibilidade - DEIJA FGV/AGU