Políticas de ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação: análise da percepção da alta gestão da educação brasileira
Resumo
Este estudo analisa como a percepção de integrantes de órgãos federais e entidades da alta gestão da educação superior brasileira sobre ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação stricto sensu se relaciona com o estabelecimento de uma política nacional sobre o tema. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utiliza a análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com gestores responsáveis por instituir, avaliar e fomentar iniciativas de universalização da pós-graduação stricto sensu no país. Os resultados indicam que a alta gestão da educação superior considera suficientes as políticas de ações afirmativas de cunho socioeconômico, não vendo como viável o estabelecimento de uma política nacional específica para o acesso de pessoas negras à pós-graduação. Contudo, a pesquisa tem limitações quanto à representatividade das percepções coletadas, pois a amostra de entrevistados foi restrita a determinados órgãos e entidades, podendo não refletir a diversidade de opiniões na alta gestão da educação superior brasileira. A aplicabilidade do estudo reside em fornecer subsídios críticos para a formulação de políticas públicas de ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação. Sua contribuição para a sociedade está no apoio à luta antirracista no Brasil e na promoção de reflexões críticas sobre a desigualdade racial no acesso ao ensino superior, um dos problemas públicos mais urgentes do país. A originalidade do estudo está em explorar a percepção de um grupo de agentes ainda pouco investigado pela literatura acadêmica na área de administração pública.