Etarismo, transformação digital e os impactos do envelhecimento na administração pública

Autores

Resumo

Este estudo analisa a percepção de servidores com 60 anos ou mais sobre o etarismo durante a transformação digital no setor público, especialmente na Advocacia-Geral da União (AGU). Empregando uma abordagem qualitativa exploratório-descritiva, a pesquisa incluiu revisões bibliográficas, consultas a painéis de gestão de pessoas e entrevistas semiestruturadas com servidores seniores e gestores da AGU, com dados analisados via técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a urgência de políticas públicas para inclusão etária e digital, destacando a necessidade de campanhas de conscientização, programas de preparação para aposentadoria, e formação continuada para desenvolver competências digitais entre os mais velhos. Foi enfatizada a importância de práticas de diversidade etária que incluam os servidores mais velhos em discussões decisórias e promovam o convívio intergeracional. Contribuições práticas do estudo apontam para uma reflexão crítica sobre como a tecnologia pode exacerbar o etarismo, enquanto as contribuições acadêmicas abordam a escassez de estudos sobre a interação entre etarismo e transformação digital no setor público. Este trabalho destaca a necessidade de uma abordagem multidisciplinar para entender as complexidades entre envelhecimento da força de trabalho e inovação tecnológica, propondo uma base para futuras pesquisas e intervenções eficazes.

Biografia do Autor

Selma Francisca Alves Cordeiro, Advocacia-Geral da União

Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) na Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). MBA em Gestão Pública pela Universidade do Tocantins (Unitins). Pós-graduação em Gestão por Excelência pela Faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Servidora do cargo Administrador da Advocacia-Geral da União (AGU).

Fabricio Stocker, Fundação Getúlio Vargas

Pós-Doutor pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). PhD in Management pela Erasmus University Rotterdam. Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Foi pesquisador visitante na University of Amsterdam e na Rotterdam School of Management. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). MBA pela FGV e pela London Business School. Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) da EBAPE/FGV.

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Alves Cordeiro, S. F. ., & Stocker, F. (2024). Etarismo, transformação digital e os impactos do envelhecimento na administração pública. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 16(2). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3542

Edição

Seção

Diversidade, Equidade, Inclusão, Justiça e Acessibilidade - DEIJA FGV/AGU