Políticas públicas e investimentos públicos aplicados após certificação em comunidades quilombolas no município de Serra Talhada/sertão de Pernambuco

Autores

  • Natacha Jaguaribe de Lima Advocacia-Geral da União
  • Fernando Guilherme Tenório Fundação Getúlio Vargas
  • Irene Raguenet Troccoli Raguenet Troccoli Fundação Getúlio Vargas

Resumo

Este estudo investiga se, após o Processo de Certificação da Fundação Cultural Palmares em três comunidades quilombolas selecionadas, os investimentos públicos e políticas públicas foram suficientes para promover melhorias na qualidade de vida dessas localidades. Utilizando uma abordagem qualitativa, análise documental e questionários com perguntas abertas e fechadas, a pesquisa busca observar a realidade estrutural, econômica e social das comunidades após a certificação. O estudo visa verificar se as políticas públicas e os investimentos realizados trouxeram melhorias reais para as comunidades e seus moradores. As expectativas incluem a demonstração das condições das comunidades antes e depois da certificação, avaliando a eficácia e a eficiência das intervenções governamentais. Contudo, a pesquisa tem limitações, sendo restrita à comparação entre a situação das comunidades no ano da visita técnica da Fundação Cultural Palmares e no ano de 2023, quando a pesquisa foi conduzida. A contribuição prática deste estudo reside no apoio ao monitoramento da eficácia e eficiência das políticas públicas e investimentos públicos nas comunidades quilombolas analisadas.

Biografia do Autor

Natacha Jaguaribe de Lima , Advocacia-Geral da União

Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) na Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Servidora do cargo de Contador da Advocacia-Geral da União (AGU).

Fernando Guilherme Tenório, Fundação Getúlio Vargas

Estágio pós-doutoral em Administração Pública pelo Institut de Govern i Polítiques Públiques da Universitat Autónoma de Barcelona (IGOP/UAB). Doutorado em Engenharia da Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Professor colaborador nas instituições: Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professor permanente nas universidades: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Tocantins (UFT). Professor visitante nas seguintes universidades do Equador: Universidad Andina Simon Bolívar (UASB - Quito) e Escuela Politécnica Nacional (EPN - Quito). Professor Honorário das universidades do Equador: Universidad Estatal de Milagro (UNEMI) e Universidad del Azuay. 

Irene Raguenet Troccoli Raguenet Troccoli, Fundação Getúlio Vargas

Pós-doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Doutorado e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Jaguaribe de Lima , N. ., Tenório, F. G. ., & Raguenet Troccoli, I. R. T. (2024). Políticas públicas e investimentos públicos aplicados após certificação em comunidades quilombolas no município de Serra Talhada/sertão de Pernambuco. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 16(2). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3540

Edição

Seção

Diversidade, Equidade, Inclusão, Justiça e Acessibilidade - DEIJA FGV/AGU