Inclusão dos servidores públicos do Ministério da Economia na Estratégia de Governo Digital 2020-2023: desafios e oportunidades

Autores

  • Deuzinete Vieira do Carmo Ministério da Fazenda
  • Fernando Guilherme Tenório Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marjorie Taboada Oliveira Fundação Getúlio Vargas

Resumo

O presente estudo objetivou analisar os desafios e oportunidades para a inclusão dos servidores públicos do Ministério da Economia na Estratégia de Governo Digital (EGD) 2020-2023. A pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, com utilização de análise documental e aplicação de questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam para desafios como a falta de conhecimento sobre a EGD, resistência às novas tecnologias e falta de integração entre órgãos. Por outro lado, foram identificadas oportunidades em agilidade, desburocratização e aumento da eficiência. Para promover a inclusão digital, são sugeridas a divulgação da estratégia, capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), promoção de cultura organizacional favorável à transformação digital e integração entre órgãos. O estudo enfatiza a importância de investimentos contínuos na capacitação e no desenvolvimento de habilidades digitais para melhorar a eficiência e a efetividade da administração pública. Como sugestão para estudos futuros, uma análise comparativa entre as estratégias de inclusão digital adotadas pelo governo federal e as políticas dos governos estaduais e municipais poderia proporcionar a identificação de boas práticas, lições aprendidas e uma compreensão mais abrangente da inclusão digital no setor público brasileiro, com foco nos servidores públicos.

Biografia do Autor

Deuzinete Vieira do Carmo, Ministério da Fazenda

Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) na Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV).   Especialização em Gestão Pública pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Economia pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Ministério da Fazenda.

Fernando Guilherme Tenório, Universidade Federal de Santa Catarina

Estágio pós-doutoral em Administração Pública pelo IGOP, Universitat Autónoma de Barcelona (UAB). Doutorado em Engenharia da Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Professor colaborador nas instituições: Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professor permanente nas universidades: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Tocantins (UFT); Professor visitante nas seguintes universidade do Equador: Universidad Andina Simon Bolívar (UASB - Quito) e Escuela Politécnica Nacional (EPN - Quito). Professor Honorário das universidades do Equador: Universidad Estatal de Milagro (UNEMI) e Universidad del Azuay.

Marjorie Taboada Oliveira, Fundação Getúlio Vargas

Doutorado em Administração em andamento pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Mestre em Administração pela EBAPE/FGV. Pós-graduação em Estruturas de Concreto e Fundações pela Universidade Paulista (UNIP). Graduação em Engenharia Civil pela Faculdade Multivix Vitória.

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Vieira do Carmo, D. ., Tenório, F. G. ., & Taboada Oliveira, M. . (2024). Inclusão dos servidores públicos do Ministério da Economia na Estratégia de Governo Digital 2020-2023: desafios e oportunidades. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 16(2). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3539

Edição

Seção

Diversidade, Equidade, Inclusão, Justiça e Acessibilidade - DEIJA FGV/AGU