Desvendando o potencial feminino como diferencial estratégico profissional: um olhar sobre a autoestima e a valorização do feminino das mulheres e por mulheres

Autores

  • Simone Salvatori Schnorr Advocacia-Geral da União
  • Flávio Carvalho de Vasconcelos Fundação Getúlio Vargas
  • Irene Raguenet Troccoli Fundação Getúlio Vargas

Resumo

Este estudo analisa se as mulheres estão se fortalecendo e valorizando sua essência feminina no contexto profissional, a partir da percepção delas sobre o perfil feminino como diferencial estratégico na ocupação de espaços profissionais. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas aplicadas a 10 mulheres destacadas nas gestões pública e privada. Os resultados mostram que a valorização da autenticidade feminina é expressa pela busca por eficiência, conhecimento, desenvolvimento de habilidades e uso da disciplina, além do estilo de liderança transformacional e inclusiva, dissociado de traços tradicionalmente masculinos. O empoderamento feminino é visto como promotor de mudanças individuais e coletivas, reconectando as mulheres com sua essência feminina. Contudo, foram identificadas uma desconexão entre o diferencial estratégico feminino e as questões de responsabilidade social e lucratividade no mercado, evidenciando a necessidade de ações concretas que valorizem a diversidade e criem redes de apoio para essas mulheres. A limitação do estudo está no fato de ter abordado conjuntamente mulheres dos setores público e privado. As contribuições práticas e sociais incluem a percepção feminina sobre seu diferencial estratégico e o movimento de sororidade, que podem impulsionar mudanças no mercado de trabalho e agregar valor à pauta da diversidade. A originalidade da pesquisa está na análise das percepções sobre a autoestima e a valorização do feminino pelas próprias mulheres.

Biografia do Autor

Simone Salvatori Schnorr, Advocacia-Geral da União

Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) na Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Especialização em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União (AGU).

Flávio Carvalho de Vasconcelos, Fundação Getúlio Vargas

Doutorado em Administração (Ph.D. in Management) com distinção (Mention Très Honnorable avec les Félicitations du Jury) na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Paris (HEC). Mestrado em Sociologia pelo Institut d' Etudes Politiques de Paris. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). Diretor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV).

Irene Raguenet Troccoli, Fundação Getúlio Vargas

Pós-doutorado em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Doutorado e mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Salvatori Schnorr, S., Carvalho de Vasconcelos, F. ., & Raguenet Troccoli, I. . (2024). Desvendando o potencial feminino como diferencial estratégico profissional: um olhar sobre a autoestima e a valorização do feminino das mulheres e por mulheres. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 16(2). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3537

Edição

Seção

Diversidade, Equidade, Inclusão, Justiça e Acessibilidade - DEIJA FGV/AGU