Redefinindo paradigmas: a influência dos estereótipos de gênero na liderança feminina no serviço público federal

Autores

Resumo

A pesquisa investiga a liderança feminina no serviço público federal focando em como os estereótipos de gênero influenciam essa liderança. Foram entrevistadas 28 mulheres em cargos de alta liderança e utilizada análise conteúdo. Identificaram-se duas categorias iniciais: "Liderança Feminina versus Liderança Masculina" e "A Influência dos Estereótipos de Gênero na Liderança", resultando na categoria final "Liderança Feminina Colaborativa". Os estereótipos de gênero impactam as expectativas e práticas de liderança, diferenciando-as da liderança masculina. As líderes femininas tendem a adotar estilos participativos e democráticos, valorizando a comunicação, criatividade, autonomia e gerenciamento emocional. Apesar dos desafios enfrentados, elas oferecem um modelo inovador, redefinindo a liderança no ambiente público. Este estudo contribui para a literatura sobre igualdade de gênero e liderança ao demonstrar como a liderança feminina, dentro do contexto desafiador do serviço público, pode redefinir práticas de liderança para serem mais inclusivas e democráticas. Destacamos a necessidade urgente de políticas organizacionais que reconheçam e promovam a liderança como um catalizador para a transformação organizacional.

Biografia do Autor

Fabricia Braga Rabello, Advocacia-Geral da União

Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) na Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Cursando MBA em Ciência de Dados pelo Ibmec. Graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União (AGU).

Fabricio Stocker, Fundação Getúlio Vargas

Pós-Doutor pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas
(EBAPE/FGV). PhD in Management pela Erasmus University Rotterdam. Doutor em Administração
pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
Foi pesquisador visitante na University of Amsterdam e na Rotterdam School of Management. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). MBA pela FGV e pela London Business School. Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) da EBAPE/FGV.

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Braga Rabello, F. ., & Stocker, F. (2024). Redefinindo paradigmas: a influência dos estereótipos de gênero na liderança feminina no serviço público federal. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 16(2). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3536

Edição

Seção

Diversidade, Equidade, Inclusão, Justiça e Acessibilidade - DEIJA FGV/AGU