A diversidade na Advocacia-Geral da União: percepções sobre a gestão da diversidade e o engajamento dos servidores

Autores

  • Fábio da Silva Camargo Advocacia-Geral da União
  • Francisco Gaetani Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
  • André Dantas Cabral Fundação Getúlio Vargas

Resumo

Esta pesquisa buscou verificar, na Advocacia-Geral da União (AGU), as percepções dos servidores acerca da gestão da diversidade no órgão e de que maneira ela afeta o engajamento dos servidores da organização. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com integrantes do quadro da AGU. No total, 14 servidores foram entrevistados. As entrevistas foram exploradas através da análise de conteúdo. Entre os principais resultados, destaca-se que, embora a alta direção da instituição esteja comprometida com a diversidade, a AGU é um órgão eminentemente branco e ainda é preciso institucionalizar ações no sentido de tornar a instituição mais diversa e, assim, promover a inclusão. Foi possível também constatar que mulheres brancas têm mais espaço que mulheres negras na instituição e que é preciso ações mais efetivas para que essa categoria participe efetivamente no processo decisório do órgão.

Biografia do Autor

Fábio da Silva Camargo, Advocacia-Geral da União

Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) na Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Graduação em Administração pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas. Servidor do Ministério da Economia.  Atualmente servidor cedido à Advocacia-Geral da União (AGU).

Francisco Gaetani, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Doutor em Administração Pública pela London School of Economics and Political Science (LSE). Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas também pela LSE. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor no Mestrado Profissionalizante da Instituto Brasileiro de Administração Municipal Secretário Extraordinário para Transformação do Estado, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

André Dantas Cabral, Fundação Getúlio Vargas

Doutorando em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

da Silva Camargo, F. ., Gaetani, F. ., & Dantas Cabral, A. . (2024). A diversidade na Advocacia-Geral da União: percepções sobre a gestão da diversidade e o engajamento dos servidores. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 16(2). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/3534

Edição

Seção

Diversidade, Equidade, Inclusão, Justiça e Acessibilidade - DEIJA FGV/AGU