O ABUSO DO DIREITO AO ACESSO À JUSTIÇA EM AÇÕES DE BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO JEF

Autores

  • Clarissa Teixeira Paiva AGU

Resumo

Este artigo aborda o acesso à justiça no âmbito do Juizado Especial Federal nas ações de benefícios por incapacidade. O que se procura explicar é como o JEF proporcionou a multiplicação de demandas descabidas sob o ímpeto de proporcionar o mais amplo acesso à justiça. Então, o que se constata é que o principal responsável pela maior crise orçamentária da Justiça Federal é a concessão indiscriminada de assistência judiciária gratuita. A falta de critérios objetivos para a aferição da hipossuficiência e a presunção por mera declaração estimulam ações temerárias, pois o processo corre a custo zero. Apesar disso, aponta que o problema pode ser resolvido com algumas mudanças, a exemplo do que ocorreu com a reforma trabalhista.

Biografia do Autor

Clarissa Teixeira Paiva, AGU

Especialista em Direito Constitucional, Procuradora Federal, atua na Equipe de Trabalho Remoto em Benefícios por Incapacidade do Paraná (ETR-BI/PR)

Downloads

Publicado

2020-03-25 — Atualizado em 2020-03-25

Como Citar

Paiva, C. T. (2020). O ABUSO DO DIREITO AO ACESSO À JUSTIÇA EM AÇÕES DE BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE NO JEF. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 12(1). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/2689

Edição

Seção

ARTIGOS