AUDITORIA OPERACIONAL DO TCU COMO SUBSÍDIO À ATUAÇÃO DO EXECUTIVO: O CASO DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) pode servir de auxílio ao Poder Executivo. Ao analisarmos os comandos constitucionais, deduzimos que o Tribunal tem competência para realizar auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.
A auditoria operacional é definida como sendo é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.
Nesse contexto, o Tribunal realizou uma auditoria nos Hospitais Universitários com o objetivo de examinar aquelas instituições, produzir um amplo diagnóstico de sua situação e oferecer propostas concretas aos Poderes Legislativo e Executivo, com o cruzamento de informações dos sistemas de educação e de saúde pública.
Através de uma comparação entre as sugestões feitas pelo Tribunal e as medidas efetivamente empreendidas pelo Governo Federal, fica demonstrado como uma auditoria operacional pode se transformar em instrumento valioso para tomada de decisão.
Publicado
Versões
- 2011-04-30 (1)
- 2011-04-30 (1)