TERRITÓRIO, DISCURSO E PODER: AS POLÍTICAS DE SUBJETIVAÇÃO E SEU USO PELO ESTADO

Autores

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo

Resumo

Nas bases fundamentais da existência de um país surgem categorias estruturantes de cunho político, econômico, cultural e societário que permeiam o nascimento e estabilidade de um estadonação. Desta forma o Estado é tido como principal agenciador do poderio controlador neste processo, agindo diretamente na extensão material à qual as instituições e organizações públicas exercem seus domínios, ou seja, o território. No que tange à esfera imaterial de ação estatal surgem as chamadas políticas de subjetivação, sustentadas por meio dos veículos de comunicação e seu grande alcance populacional. Alinhando estas diretrizes num único objetivo de legitimar e expandir as fronteiras de suas ações regulatórias, o estado atinge à alçada das paixões humanas, seus desejos e anseios. Este teor ideológico, calcado na exploração da subjetividade presente no discurso político visa justamente atingir a quem de um país o faz ser o que é: o povo. Para chegar a tais objetivos estabelecem-se alianças, parcerias e acordos com organizações que lidam com os aspectos imateriais da população, tonando-se complementos fundamentais das políticas estatais de subjetivação, como por exemplo, redes de empresas de comunicação e varejistas, entidades religiosas e esportivas, valorizando ícones populares, ídolos locais e referências de identidade e afinidade à sociedade. Assim temos os elementos que se unem ao poder estatal, dando-lhe a força necessária de controle e regulação do território e também da sociedade.

Biografia do Autor

Gilvan Charles Cerqueira de Araújo

Mestrado de Geografia UnB

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Publicado

2012-04-30 — Atualizado em 2012-04-30

Versões

Como Citar

de Araújo, G. C. C. (2012). TERRITÓRIO, DISCURSO E PODER: AS POLÍTICAS DE SUBJETIVAÇÃO E SEU USO PELO ESTADO. Publicações Da Escola Superior Da AGU, 1(17). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/1615

Edição

Seção

ARTIGOS