A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROPICIANDO NOVOS RUMOS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Alfredo Nozomu Tsukumo
  • Márcia de Fátima Pimenta
  • Edson Teracine

Resumo

A grande evolução das áreas do conhecimento da Administração Pública (AP) e da Tecnologia da Informação (TI) alcançada nos últimos tempos possibilita que a TI seja, mais do que simples importante apoio, um elemento na transformação da AP. Examinamos a evolução dos modelos de Administração Pública desde o burocrático-weberiano, passando pelos modelos gerenciais, com destaque à NPM - New Public Management e, de outro lado, as recentes propostas alternativas, dentre as quais o conceito de Public Value e os modelos New Public Service e Digital-era Governance. Sem negar os benefícios trazidos pela NPM em relação ao modelo burocrático, essas novas propostas ressaltam a dignidade e o valor do serviço público e colocam como objetivo o interesse público – mais que junção de desejos individuais, o compartilhamento de interesses e responsabilidades – visando o cidadão mais que o usuário. O conceito de Governança aplicado às empresas, ao Governo e à TI ressalta a importância da responsabilidade (Accountability) dos gestores. Por outro lado, a TI é considerada como um dos ativos-chave em qualquer organização e, com as novas tecnologias, notadamente a computação em nuvem, a Web 2.0 e a disseminação dos portáteis, ela pode desempenhar papel determinante nas transformações da Administração Pública.

Biografia do Autor

Alfredo Nozomu Tsukumo

Engenheiro com especialização em Qualidade

Márcia de Fátima Pimenta

Mestre em Gestão da Qualidade Total

Edson Teracine

Analista de Sistemas

Pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, do Ministério da Ciência e Tecnologia da Informação.

Trabalham em Governança, Melhoria de Processos e Qualidade de Tecnologia da Informação, atualmente focados na Administração Pública.

Referências

BLAUGH, Ricardo; HORNER, Louise; LEKHI, Rohit. Public Value, politics

and public management. A literature review. London: The work foundation 2006.

Disponível em: <http://www.theworkfoundation.com/DownloadPublication/

Report/117_117_politics_lit_review.pdf>.

BRESSER,Pereira, Luiz Carlos. Construindo o Estado Republicano. Rio de

Janeiro: FGV 2009.

BRESSER, Pereira, Luiz Carlos. Reforma da Gestão Pública. Disponível em:

<http://www.bresserpereira.org.br/rgp.asp>. Acesso em: 13 out. 2011.

DENHARDT, Robert B.; DENHARDT, J V. The New Public Service:

Serving rather than steering. Public Administration Review. v. 60, n. 6, 2000.

DENHARDT, Robert B. Teorias da Administração Pública. Cengage

Learning. São Paulo: 2011.

DUNLEAVY, Patrick; MARGETTS, Helen; BASTOW, Simon; TINKLER,

Jane. New public management is dead – Long live Digital-era Governance.

Journal of Public Administration Research and Theory. Oxford University Press:

September 2005.

Folha de S.Paulo. Islândia reescreve carta com uso de redes sociais. 05/07/2011.

GORE, Al. A brief history of the National Performance Review. Government

Print Office. updated February 1997.

HIRST, Paul. Democracy and Governance in Debating Governance. Oxford

University press: Jon Pierre, 2000.

HOOD, Cristopher. Public Management for all seasons? Public

Administration, v. 69, Spring: 1991.

HOOD, Cristopher. The “New Public Management” in the 1980s: variations on a

theme. Accounting Organizations and Society, v. 20, n.2/3, 1995.

KELLY, Gavin; Muers, Stephen. Creating Public Value. An analytical

framework for public service reform. Prime Minister Strategy Unit, Cabinet

Office, London: 2002.

MOORE, Mark H. Creating Public Value: Strategic Management in

Government. Harvard University Press,1995.

NIST National Institute of Standards and Technology – NIST – Cloud

computing program. Disponível em: < http://www.nist.gov/itl/cloud/index.

cfm>.

O’REILLY, Tim. What is Web 2.0. Disponível em: <http://oreilly.com>. 2005.

OECD (a). Cidadãos como parceiros. PUMA Nota Política n. 10 - OECD

Publication Service – Paris julho 2001.

OECD (b). Citizen as partners. OECD handbook on information, consultation

and public participation in policy making. OECD Publication Service. Paris:

OECD – OECD Principles of Corporate Governance - OECD Publication

Service. Paris: 2004.

OSBORNE, David; GAEBLER, Ted. Reinventando o Governo. Brasília: MH

Comunicação, 1992.

OSIMO, David. Web 2.0 in Government: Why and How? European Comission

- Joint Research Center – Institute for Prospective Technological Studies –

Luxembourg Office for Official Publications of European Communities, 2008.

SECCHI, Leonardo. Modelos organizacionais e reformas da administração

pública. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro 43(2):347-69, mar./

abr. 2009.

USA. Clinger Cohen Act. Disponível em: <http://cio-nii.defense.gov/docs/

ciodesrefvolone.pdf>. 1996.

WEILL, Peter; ROSS, Jeanne. IT Governance – Harvard Business Press –

Boston, 2004 (tradução em português: Governança de TI – Makron Books.

São Paulo: 2006).

WEILL, Peter; ARAL, Sinan. Generating Premium returns on your IT

investments . MIT Sloan Management Review. Winter: 2006.

WEILL, Peter; Ross, Jeanne _ IT Savvy – Harvard Business Press – Boston

(tradução em português: Conhecimento em TI – Makron Books – São

Paulo 2009)

WHITCOMBE, Judy; Gregory, Robert - Assessing quality of government

in post-NPM New Zealand: Mediating Social science with social criticism

– Structure and Organization of Government (SOG) Confere, Gothenburg -

November 2008

Publicado

2012-12-30 — Atualizado em 2012-12-30

Versões

Como Citar

Tsukumo, A. N., Pimenta, M. de F., & Teracine, E. (2012). A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROPICIANDO NOVOS RUMOS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Publicações Da Escola Superior Da AGU, (23). Recuperado de https://revistaagu.agu.gov.br/index.php/EAGU/article/view/1533

Edição

Seção

ARTIGOS