A CRISE DA MIGRAÇÃO: UMA BREVE ANÁLISE JURÍDICA SOBRE OS DESLOCAMENTOS HUMANOS NO BRASIL E NA EUROPA
Resumo
O presente artigo analisa o problema da migração, com foco no caso dos trabalhadores imigrantes irregulares e dos refugiados. Tais indivíduos são aqueles em estado de maior vulnerabilidade no âmbito de proteção do direito internacional, e, por isto, são muitas vezes vítimas de diversos tipos de ofensas no país de destino. Fez-se um breve esboço histórico com o estudo dos principais instrumentos normativos elaborados ao longo dos anos sobre o tema. Foi citado o tratamento do assunto na Europa e nas Américas, principalmente na legislação nacional. Por fim, foram analisados os atuais desafios enfrentados no tratamento do assunto levando-se em conta que, ainda hoje, são variados os casos de violação dos direitos humanos dos imigrantes.
Referências
ANDENA, Emerson Alves. Transformações da Legislação Imigratória Brasileira: Os (des)caminhos rumo aos direitos humanos. São Paulo: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 2013. 154 p. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo como requisito parcial para obtenção do título de Mestre. Área de Concentração: Direitos Humanos.
BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Mundo. São Paulo: Fundamento, 2008.
BARROS, Miguel Daladier. O drama dos refugiados ambientais no mundo globalizado. Revista Consulex, Brasília, ano XIV, n. 317, p.12, mar. 2010.
MOREIRA, Julia Bertino. Redemocratização e direitos humanos: a política para refugiados no Brasil. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 53, n. 1, p. 122, jan./jul. 2010.
RAMOS, Érika Pires. Refugiados ambientais : em busca de reconhecimento pelo direito internacional. Tese de Doutorado Defendida da Faculdade de Direito da USP. 2011.
OSORIO, Luiz Felipe Brandão. Soberania estatal e o direito do migrante internacional: antinomia irresolúvel?. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 118, nov 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.phpn_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13776&revista_caderno=16>. Acesso em: 29. set. 2015.